Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pregão > 2018 > Últimas notícias > Alunos do curso de Letras elaboram atividades com metodologias ativas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos do curso de Letras elaboram atividades com metodologias ativas

Prática do Componente Curricular “Língua Portuguesa: estudos da oração” finaliza em junho com metodologias ativas aplicadas aos estudos linguísticos.

  • Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 18h22
  • Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 18h23
imagem sem descrição.

O estudo linguístico pode ser favorecido pelo uso de metodologias ativas, pois elas incentivam os alunos a aprender por meio da resolução de problemas, de maneira colaborativa, com valorização da autonomia e articulação com atividades lúdicas. Estratégias de ensino como a Sala de Aula Invertida, a Rotação por Estações e a Gamificação compareceram nas atividades planejadas e implementadas pelos estudantes do curso de Letras.

De maio a junho de 2023, no componente curricular “Língua Portuguesa: estudos da oração”, ministrado pela docente Gislene Barbosa, os alunos do 2º semestre vivenciaram a Prática do Componente Curricular (PCC) por meio de atividade em grupo para elaboração de planos de aula e realização de seminários formativos sobre a Língua Portuguesa. Os estudantes planejaram e ministraram aulas para seus pares, vinculando teoria e prática, preparando-se para as atividades do estágio obrigatório.

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida colabora na alteração da ordem tradicional de estudar: atividades são realizadas previamente pelo aluno em casa antes da aula propriamente dita. Assim, quando na aula, o aluno fica mais ativo, traz vários saberes e consegue dialogar com os colegas e professor sobre o tema em discussão. Nesse sentido, dois grupos de alunos prepararam materiais de estudos para os colegas acerca da colocação pronominal e da ocorrência de crase. Depois que os colegas estudarem em casa, os grupos realizaram os seminários formativos na aula: momento em que o conceito foi construído colaborativamente com aplicação em atividades práticas.

 

Estudantes responsáveis pelo seminário formativo sobre colocação pronominal: Renata Pereira, Shirley Pereira, Tiago Silva, Ágatha França e Carolina Macedo

 

Estudante Tiago construindo coletivamente o conceito após os estudos prévios que os colegas fizeram em casa – atividade com Sala de Aula Invertida

 

Alunas Victória Souza, Mariana Silva, Nathália Silva e Maria Júlia Tholentino responsáveis pelo seminário sobre crase

 

Aluna Maria Júlia escrevendo na lousa uma síntese das ações estudadas com a turma

 

A Rotação por Estações consiste num circuito de estações que pode ser resolvido em qualquer ordem, pode ser feito individualmente ou em grupo, permitindo a aplicação dos saberes dos alunos em contextos nos quais os conteúdos se aplicam. Por seu caráter híbrido, tal estratégia de ensino permite a mescla entre atividades realizadas e não realizadas com recursos tecnológicos como computador, celular, aplicativos etc. Dois grupos de alunos prepararam e implementaram seminários formativos com a rotação para tematizar a acentuação gráfica e a pontuação.

 

Na imagem, os alunos Willian Rodrigues, Ellen Oliveira e Gabrielly Santos realizam a correção de atividades após a realização do seminário sobre acentuação. As alunas Sidylene Virgínio e Thaís Batista também compuseram a equipe (não aparecem na foto)

 

Os alunos Ailton F. Júnior, Laís Silva, Carla Camargo e Marlene Maeda preparando os símbolos que serão usados nas Estações para aprendizagem de pontuação

 

A Gamificação é uma metodologia ativa que se vale dos jogos para favorecer as situações de aprendizagem, num contexto de tomada de decisão e aplicação de saberes. Dois grupos de alunos prepararam seminários com tal estratégia, sendo um sobre ortografia e outro sobre concordância verbal e nominal.

 

As alunas Natali Andrade, Patrícia Godoy, Danielle Costa e Andréia Lima realizando a correção das atividades do game sobre ortografia

 

Os alunos Peterson Rodrigues, Cláudia Rodrigues, Paloma Bernardo e Janaina Silva após realizarem seminário sobre concordância verbal e nominal

 

Alunos de Letras participando do game que mesclou uso de plataforma digital e plaquinhas de escolhas

 

Alunos participando de game com uso de plataforma digital e celular com internet

 

Alunos do 2º semestre do curso de Letras em atividade dos seminários formativos

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página