Página inicial > Horário das Aulas > Uncategorised > Estudantes de Pedagogia finalizam participação nos Programas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 20h29 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 20h48

O dia 31 de março deste ano marcou o encerramento das atividades dos Programas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (RP) coordenadas pelas professoras do Curso de Pedagogia Aline Pereira Lima, Fernanda Cristina de Souza e Juliana Aparecida Matias Zechi. Os 30 alunos bolsistas – 10 bolsistas PIBID e 20 bolsistas do Residência Pedagógica – atuaram na EMEFEI Armênio Macário Ribeiro e na Escola Estadual Escola Estadual Jacinto Oliveira Campos, e foram acompanhados pelas professoras tutoras Suellen Aparecida dos Santos Paixão, Renata Marim Fernandes Ferreira e Natiele Silva Lamera, respectivamente.

No período compreendido entre 2020 e 2022, o NID IFSP PIBID e Residência Pedagógica constituído pelos Campus de Boituva, Sorocaba e Presidente Epitácio realizou diversas e diferentes ações coletivas e individuais. Uma síntese das atividades desenvolvidas inclui em uma primeira etapa a articulação da equipe com a participação no processo seletivo e no encontro inicial de abertura das atividades. Na segunda etapa ocorreu a formação da equipe e o planejamento das atividades com a participação em reuniões, estudo do material indicado e   participação de pesquisa do tipo levantamento sobre os Programas, bem como a testagem do material didático.

Posteriormente, os integrantes da equipe em uma terceira etapa de trabalho conjunto com as escolas parceiras, desenvolveu atividades formativas tais como a oficina sobre estratégias de leitura, palestra sobre a educação matemática e o ensino dos números racionais, do Ciclo de palestras sobre os impactos da BNCC na educação básica etc;  e atividades  didático-pedagógicas na escola. Criou e desenvolveu práticas pedagógicas com recursos midiáticos, participou de oficinas e workshops; visitou as escolas para acompanhamento das aulas e desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas na escola, atividades que no caso específico do Programa Residência Pedagógica incluíram a realização de regências. Finalmente, na quarta etapa bolsistas, professores parceiros e coordenadores participaram do Seminário Institucional do PIBID com a elaboração e apresentação de relato de experiência.

Os graduandos participantes – bolsistas e voluntários – avaliam que a participação nas atividades dos Programas PIBID e Residência Pedagógica contribuíram intensamente para a sua formação profissional inicial de professores.