Licenciatura em Letras - Habilitação Português e Inglês
O CURSO
Pré-requisito: Ensino Médio completo
Carga horária obrigatória: 3.266,6
Duração: 8 semestres
Turno: Noturno
Oferta: Presencial (com parte da carga horária EaD)
Início: 2º semestre de 2022
Nº de vagas: 40
Forma de Ingresso: Vestibular ENEM IFSP e Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
PERFIL PROFISSIONAL
A Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Inglês, oferecida pelo Instituto Federal de São Paulo, Campus Presidente Epitácio, habilita o graduado a exercer de forma crítica, ética e humanística a sua atividade profissional, sobretudo a docência na Educação Básica, sendo capaz de conduzir o processo de ensino e aprendizagem nas diferentes manifestações linguísticas e literárias. O licenciado domina as modalidades oral e escrita das línguas estudadas. Além disso, é capaz de planejar, implementar e aprimorar as atividades inerentes ao magistério, conduzindo ações em pesquisa e práticas educacionais, atuando como agente formador de leitores e produtores de textos aptos a problematizar as tensões decorrentes das diferenças culturais que caracterizam a sociedade. O egresso compreende sua formação como um processo crítico, contínuo, autônomo e permanente, articulando ensino, pesquisa e extensão e faz uso de novas tecnologias em sua prática profissional. É capaz de atuar, ainda, em editoração, consultoria linguística e literária, dentre outras áreas afins.
PPC
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é o documento que apresenta as concepções, fundamentos e princípios educacionais que norteiam o curso. Contém a justificativa, os requisitos e formas de acesso, o perfil do egresso, os objetivos, a organização curricular, as metodologias empregadas, as formas de avaliação, a infraestrutura, os planos de ensino, entre outras informações.
Resolução de Aprovação do Curso
CORPO DOCENTE
Professor |
Titulação |
Regime de Trabalho |
Área |
Currículo Lattes |
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Aletéia Eleutério Alves Chevbotar |
Doutora |
RDE |
Pedagogia |
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Aline Pereira Lima |
Doutora |
RDE |
Pedagogia |
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|
Anita Luisa Fregonesi de Moraes |
Doutora |
RDE |
Letras |
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|
Débora Alfaro São Martinho da Silva |
Doutora |
RDE |
Pedagogia |
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Lattes |
Elaine Sant’Ana Carneiro |
Mestre |
RDE |
Letras |
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Elisângela de Jesus Santos |
Doutora |
RDE |
Sociologia |
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|
Elisangela de Souza |
Especialista |
RDE |
Letras |
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|
Enio Freire de Paula |
Doutor |
RDE |
Matemática |
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|
Gislene Aparecida da Silva Barbosa |
Doutora |
RDE |
Letras |
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|
Herlon Xavier Silva |
Especialista |
RDE |
Letras |
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|
Jéssica Kurak Ponciano |
Doutora |
RDE |
Letras |
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|
Juliana Aparecida Matias Zechi |
Doutora |
RDE |
Pedagogia |
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|
Leandro Antonio Guirro |
Doutor |
RDE |
História |
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|
Maicon José Fortunato |
Mestre |
RDE |
Filosofia |
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Lattes |
Márcia Jani Cícero do Nascimento |
Mestre |
RDE |
Informática |
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Maria Alzira de Souza Santos |
Doutora |
RDE |
Letras |
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|
Melissa Marchiani Palone Zanatta |
Mestre |
RDE |
Informática |
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|
Patrícia da Silva Nunes |
Doutora |
RDE |
Biologia |
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|
Rafael Straiotto Mindin |
Especialista |
RDE |
Libras |
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|
Tamara de Lima |
Mestre |
RDE |
Pedagogia |
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* RDE: Regime de Dedicação Exclusiva
COLEGIADO DE CURSO
O Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). É formado por professores, alunos e técnicos-administrativos.
Portaria 162, de 14 de outubro de 2022 - Designa os membros do Colegiado de Curso
Eleições para o Colegiado de Curso 2024
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo e de assessoramento em cada curso superior do IFSP, responsável pela concepção, implementação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Membros Titulares
Dra. Maria Alzira de Souza Santos
Professora EBTT – Área: Letras
Presidente do NDE
Dr. Cleomar Pinheiro Sotta
Professor EBTT – Área: Letras
Dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa
Professora EBTT – Área: Letras
Esp. Herlon Xavier Silva
Professor EBTT – Área: Letras
Dra. Juliana Aparecida Matias Zechi
Professora EBTT – Área: Pedagogia
Dr. Marcio Pires
Professor EBTT – Área: Filosofia
Me. Melissa Marchiani Palone Zanatta
Professora EBTT – Área: Informática
Suplentes:
Me. Elaine Sant’Ana Carneiro
Professora EBTT – Área: Letras
Dra. Patrícia da Silva Nunes
Professora EBTT – Área: Biologia
Coordenadora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação
Resolução normativa IFSP N.º 01/2022, de 08 de março de 2022
COORDENAÇÃO
Prof. Dr. Cleomar Pinheiro Sotta
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (18) 3281-9586
Plano de trabalho da coordenação
O trabalho da coordenação deverá estar em conformidade com um plano de atividades, a ser elaborado em conjunto com todos os envolvidos e devidamente comunicado nos meios de comunicação disponíveis. Este plano deverá explanar a forma como se concretizará a gestão e o desenvolvimento do curso. Como resultados desse planejamento, serão gerados relatórios anuais e outros instrumentos de coleta de informação, qualitativas e quantitativas, que subsidiarão os processos de autoavaliação que, por sua vez, devem gerar insumos para a constante atualização do modo como se desenvolvem os processos de ensino-aprendizagem e de gestão acadêmica do curso. Como consequência, vislumbra-se uma sistemática que justificará a periódica e bem fundamentada revisão e atualização do projeto de curso. As principais atribuições da coordenação do curso encontram-se descritas na Resolução nº 26 de 05 de abril de 2016, que aprova o Regimento dos Campus do Instituto Federal de São Paulo.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Com base na Organização Didática do IFSP vigente para os cursos superiores (Resolução nº 147, de 06/12/2016), todos os componentes curriculares do curso preveem que as avaliações terão caráter diagnóstico, contínuo, processual e formativo, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais avaliações finais.
- Instrumentos de avaliação: Ao estudante será assegurado o direito de ser avaliado por, no mínimo, dois tipos de instrumentos de avaliação, bem como de conhecer os respectivos resultados mediante vistas dos referidos instrumentos, apresentados pelos professores como etapa do processo de ensino e aprendizagem e acompanhar suas notas e resultados acessando o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).
- Componentes curriculares com carga horária a distância: Para os componentes curriculares com carga horária a distância, podem ocorrer atividades avaliativas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (como pesquisas, trabalhos, debates, fóruns de discussões, tarefas, questionários e produções textuais), desde que estejam integradas às demais formas de avaliação.
- Critérios de aprovação: Os critérios de aprovação, envolvendo simultaneamente frequência e avaliação, para os cursos da Educação Superior, de regime semestral, em cada componente curricular, são:
- obtenção de nota final (média) igual ou superior a seis (≥ 6,0) e;
- frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades.
- Nota Final: A Nota Final das avaliações de todos os componentes curriculares, de dimensão somativa, será expressa por nota graduada de zero (0,0) a dez (10,0) pontos, com uma casa decimal.
- Instrumento Final de Avaliação – IFA: Ficará sujeito ao Instrumento Final de Avaliação – IFA, o estudante que obtiver, no componente curricular:
- nota final igual ou superior a quatro (≥ 4,0) e inferior a seis (< 6,0);
- frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas.
- O Instrumento Final de Avaliação será aplicado no final do semestre, após o fechamento da nota final (média) do estudante no componente curricular e poderá ser construído com um ou mais instrumentos de avaliação.
- Para ser aprovado, o estudante deverá obter a nota mínima seis (≥ 6,0) nesse instrumento e, para fins de registro escolar, a nota final a ser considerada é a maior entre a nota final (média) do semestre e a nota do Instrumento Final de Avaliação.
- Prática profissional: No tocante à prática profissional, as atividades da Curricularização da Extensão e o Estágio serão devidamente assentados no Histórico Escolar com a indicação da carga horária cumprida.
- Retenção: A retenção no componente curricular ocorrerá se o estudante apresentar:
- frequência menor que 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas no componente curricular, independentemente da nota que tenha alcançado;
- frequência maior ou igual a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas no componente curricular, porém, nota final do semestre menor que quatro (< 4,0);
- frequência maior ou igual a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas no componente curricular, porém, após a realização do Instrumento Final de Avaliação, nota final menor que seis (< 6,0).
Resolução 147/2016 - Organização Didática dos Cursos Superiores do IFSP
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA
O Ambiente Virtual de Aprendizagem é um sistema formado por soluções integradas de gerenciamento de aprendizagem, conhecimento e conteúdos on-line, possuindo ferramentas que proporcionam a interação entre o estudante e os professores, e entre seus demais colegas de curso, como os fóruns de discussão e chats, além de outras ferramentas colaborativas, como o wiki, que permite a construção colaborativa de textos.
Por meio do AVA podem ser disponibilizados aos estudantes diferentes materiais de estudo: textos, videoaulas, apostilas, questionários, propostas complementares, conteúdos interativos desenvolvidos por meios digitais (jogos, simulações, animações, apresentações), atividades a serem desenvolvidas no decorrer do semestre e qualquer outro recurso que possa ser utilizado para fins educacionais.
A plataforma utilizada para o processo de ensino e aprendizagem é o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), um software livre de apoio à aprendizagem, que conta com as principais funcionalidades disponíveis nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. É composto por ferramentas de avaliação, comunicação, disponibilização de conteúdo, administração e organização. Por meio dessas funcionalidades, é possível dispor de recursos que permitem a interação e a comunicação entre o estudante e o professor, publicação do material de estudo em diversos formatos de documentos, administração de acessos e geração de relatórios. Por isso, os conteúdos a serem ministrados podem ser trabalhados por meio das atividades disponíveis no Moodle, como fóruns de discussões, chats, pesquisas, debates, tarefas, questionários, jogos, atividades e produções, e, quando disponível, videoconferências. Com os questionários e a realização das atividades, os estudantes podem acompanhar e avaliar o seu progresso no processo de aprendizagem.
A introdução e a ambientação dos estudantes à plataforma Moodle será desenvolvida no componente curricular Informática Aplicada à Educação, a ser ministrado no primeiro semestre do curso, com parte da carga horária presencial e parte a distância, na qual se pretende desenvolver prática consistente para que os alunos possam manejar de maneira adequada as diversas ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade obrigatória para a formação em curso de licenciatura, sendo uma das condições para o aluno estar apto a colar grau e ter direito ao diploma. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho, para a adoção de atitudes éticas e humanísticas necessárias ao exercício profissional, mais especificamente, voltadas ao ensino de Línguas (Português e Inglês) e suas respectivas literaturas, nos anos finais do ensino fundamental e em todos os anos do Ensino Médio.
O estágio é um ato educativo supervisionado, envolvendo diferentes atividades desenvolvidas na escola básica e deve promover:
- a vivência da realidade escolar de forma integral;
- a participação em conselhos de classe/reuniões de professores;
- a relação com a rede de escolas da educação básica, mantendo-se registro acadêmico, havendo acompanhamento pelo docente do IFSP nas atividades no campo da prática, ao longo do ano letivo;
- a discussão e problematização de diferentes metodologias utilizadas no ensino de Línguas Portuguesa e Inglesa e suas respectivas literaturas;
- experiências para a aquisição de habilidades na operacionalização de saberes teórico-metodológicos na elaboração, organização e avaliação de projetos pedagógicos alternativos.
O Estágio Curricular Supervisionado para o curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Português/Inglês, Campus Presidente Epitácio, de caráter individual e integrado ao curso, é composto por 400 horas distribuídas entre o 5º e o 8º semestres do curso, sendo: 100 horas, no 5º semestre, para estágio em Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental; 100 horas, no 6º semestre, para estágio em Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental; 100 horas, no 7º semestre, para estágio em Língua Portuguesa no Ensino Médio; 100 horas, no 8º semestre, para estágio em Língua Inglesa no Ensino Médio.
Em cada um dos semestres em que os estágios serão desenvolvidos, o estudante executará atividades de observação (30 horas), participação (30 horas) e regência (40 horas), em escolas de Educação Básica, preferencialmente públicas, a fim de que experimente situações de efetivo exercício profissional nas áreas de formação e atuação.
Para realização do estágio, observa-se o Regulamento de Estágio do IFSP, Portaria nº 1.204, de 11 de maio de 2011, elaborada em conformidade com a Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008), dentre outras legislações, como a Resolução IFSP nº 16, de 06 de maio de 2019, e a Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 para sistematizar o processo de implantação, oferta e supervisão de estágios curriculares. Também se observa o Manual do Estagiário vigente – a ser elaborado e aprovado no âmbito do curso, pelos órgãos colegiados.
Regulamento de Estágio do IFSP, Portaria nº 1.204, de 11 de maio de 2011
Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019
Ficha de Acompanhamento e Indicação de Frequência
Relatório do Estágio - Termo de Realização e Avaliação
Requerimento Redução de Horas do Estágio
Proposta de Redução de Horas do Plano de Atividades
Manual de Cadastro - Relatório Alunos
EQUIVALÊNCIA ENTRE CURSOS
Conheça a equivalência entre disciplinas do Curso de Letras com componentes curriculares dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Engenharia Elétrica.
GEPPES-IFSP
Criado em 2018, o GEPPES-IFSP: Política, Educação e Sociedade é um grupo de estudos e pesquisas que congrega pesquisadores e alunos do Instituto Federal de São Paulo, Campus Presidente Epitácio, com ênfase nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Letras.
Certificado pelo IFSP e cadastrado no CNPq, o GEPPES tem como predominante a área de Ciências Humanas – Educação. Com composição interdisciplinar, abrange atividades acadêmicas em diversos âmbitos, com multiplicidade de abordagens temáticas e metodológicas. Além disso, promove a introdução de discentes no mundo da investigação científica e favorece a articulação entre ensino, pesquisa e extensão - com destaque para a formação de professores.
Atualmente os membros do grupo atuam na linha:
- Ensino, leitura, literatura e sociedade
Observação: Novas linhas de pesquisa poderão ser criadas a partir das demandas dos pesquisadores.
Líderes:
Profa. Dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa
http://lattes.cnpq.br/1162302033974843
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Profa. Dra. Tamara de Lima
http://lattes.cnpq.br/0216876528707894
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Conheça mais sobre o GEPPES-IFSP. Acesse informações na Plataforma Lattes (CNPq) -Diretório de Grupos de Pesquisa:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/332347
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