Técnico em Comércio
O CURSO
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Pré-requisito: Ensino Médio Completo ou estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio
Carga horária: 855,5 horas
Duração: 1,5 anos (3 semestres)
Modalidade: Técnico Concomitante/Subsequente ao Ensino Médio
Turno: Noturno – Ofertada a partir do 2° Semestre 2023.
Nº de vagas: 40
Oferta: Anual
O Técnico em Comércio será habilitado para:
- Aplicar métodos de comercialização de bens e serviços em loja física ou virtual.
- Efetuar controle quantitativo e qualitativo de produtos, preços e tributos.
- Coordenar e controlar a armazenagem em estabelecimento comercial.
- Elaborar planilha de custos.
- Identificar demanda e comunicar previsões a fornecedores.
- Ofertar serviços correlatos aos produtos comercializados.
- Operacionalizar planos de marketing e de comunicação.
- Executar atividades voltadas à logística, a recursos humanos e à comercialização.
Objetivos do curso
- Apresentar as principais teorias administrativas, tendo a gestão comercial como objetivo central.
- Proporcionar, por meio de atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e extensão, o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências que permitam aos estudantes transcender as funções operacionais, exercendo visão crítica, ética, inclusiva e sustentável.
- Fomentar a aprendizagem de conceitos e técnicas relacionados à prática de negociação de bens e serviços, com ética e responsabilidade.
- Apresentar conceitos e ferramentas de gerenciamento da qualidade e de controle estatístico de processo, aplicados a atividades comerciais.
- Fornecer noções de métodos de controle de estoque, movimentação, armazenagem e distribuição de materiais.
- Promover o domínio de ferramentas de contabilidade, planilha de custos e matemática financeira.
- Desenvolver capacidade de análise de demanda e sua projeção futura, junto aos fornecedores e clientes.
- Capacitar os estudantes para realizar pesquisas de mercado, analisando os resultados acerca as necessidades e desejos dos consumidores para elaboração de plano de marketing.
- Desenvolver competências para a realização de processos de recrutamento, seleção e capacitação de pessoas.
- Estimular a compreensão de instrumentos para a administração de talentos e do capital intelectual nas organizações.
- Elaborar estudos e planos de negócio, considerando o modelo atual de gestão e as novas tendências resultantes da inovação tecnológica.
- Promover espaços formativos que reconheçam as diferenças entre os diversos grupos existentes na sociedade, estimulando uma convivência harmônica e respeitosa em todos os ambientes sociais.
- Conhecer o funcionamento da área comercial e de prestação de serviços, de modo a atuar em conformidade com as legislações e diretrizes de conduta, como também com as normas de saúde e segurança do trabalho.
- Atuar de forma proativa em atividades de comercialização de produtos e serviços, com visão empreendedora, comunicação clara e cordial, comprometimento com necessidades e desejos de clientes e respeito a demais stakeholders.
Temas a serem abordados na formação
Gestão Comercial, Marketing Comercial e de Serviços, Gestão de Pessoas, Administração Geral, Administração de Processos Produtivos, Finanças Comercial, Sistemas de Informação, Economia, Governança Coorporativa e Ética Empresarial,
Possibilidades de atuação
Comércios em Geral, sejam físicos e/ou eletrônicos. Empresas de Telemarketing. Empreendedor da Área de Vendas.
FONTE: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
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