Oficina “Olhos d’água”: Uma Visão Literária da Mulher Negra

Oficina “Olhos d’água”: uma visão literária da mulher negra, a partir de um conto de Conceição Evaristo

• Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2024, 12h52
  • Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2024, 12h53

Sociologia, Literatura e Arte. A Oficina “Olhos d’água”, realizada no dia 31 de agosto de 2024 no IFSP/Campus de Presidente Epitácio, organizada pelo Prof. Lincoln Menezes de França (Sociologia), envolveu reflexões relacionadas a todas essas disciplinas e teve como objetivo desenvolver uma atividade lúdica na qual os estudantes pudessem fruir da leitura de um conto marcante de uma subjetividade extremamente significativa para a realidade brasileira: uma visão literária da mulher negra.

Participaram da atividade estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado das três séries dos cursos de Informática e Mecatrônica e estudantes do segundo termo de Pedagogia. Inicialmente, questionados pelo professor acerca dos intelectuais que eles conheciam, os estudantes citaram nomes como Nego Bispo, Ailton Krenak, Aristóteles, Prof. Herlon Xavier Silva (presente na atividade), entre outros. O que chamou a atenção do Professor Lincoln foi o fato de os estudantes não citarem nomes de mulheres. Depois dessa reflexão, uma estudante lembrou de Angela Davis, o que deixou o professor muito feliz, porque se tratava de uma mulher negra, o que tem um significado muito profundo.

Em seguida, o Professor Lincoln explicou que a atividade que seria desenvolvida teria como foco a leitura de um conto de autoria de uma Intelectual Professora Universitária Negra Brasileira: Conceição Evaristo, sobre a qual se expôs uma breve biografia. Posteriormente, foi realizada a leitura compartilhada do texto e a reflexão conjunta sobre os pontos que mais chamaram a atenção dos presentes. O Professor Diego Soares Carvalho fez comentários muito significativos sobre a realidade tratada no texto. Muitos estudantes apresentaram suas reflexões acerca do conto.

Por fim, os estudantes conheceram um pouco da história e foram orientados em como elaborar um fanzine. Pondo a mão na massa, os estudantes elaboraram seus próprios fanzines, tendo como tema o conto “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo (constante na lista de obras do Vestibular da Comvest/Unicamp). Ao término da atividade, os estudantes puderam ficar com seus fanzines ou presentear alguém com suas belíssimas obras.