GEPPES Promove Discussões Sobre Dois Temas: Ensino da Leitura na Escola e Ética na Pesquisa com Seres Humanos

Reunião mensal do grupo promove reflexões e gera subsídios para a construção de projeto de pesquisa.

• Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 16h20
  • Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 16h21
imagem sem descrição.

O grupo de pesquisa GEPPES – IFSP: Política, educação e sociedade realizou em 24 de maio duas reuniões de estudos.
Na linha Identidades, diferenças e lutas sociais houve a leitura de texto e discussão sobre diretrizes éticas na pesquisa com seres humanos. A ideia dos membros da linha é fortalecer a reflexão sobre a coerência na pesquisa, além de debater demandas nacionais acerca do levantamento e da análise de dados com respeito aos envolvidos nas atividades de investigação científica. Para isso, os membros tematizaram acerca da consulta pública das diretrizes sobre ética na pesquisa com seres humanos proposta pelo Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA).
Na linha de pesquisa Ensino, leitura, literatura e sociedade, o estudo aconteceu a partir da temática “O ensino e a aprendizagem da leitura na escola”. As discussões se deram a partir da leitura de um capítulo de livro. Houve também a articulação entre o material lido e algumas práticas de ensino da compreensão vivenciadas nas escolas de educação básica. Para os membros da linha, os estudos sobre ensino e aprendizagem são essenciais na construção do futuro projeto de pesquisa do grupo, que ambiciona alcançar escolas das redes públicas do município de Presidente Epitácio e região para fomentar ações voltadas ao desenvolvimento da interpretação textual.
Segundo Paloma Cristina dos Santos Bernardo, estudante do curso do Letras do IFSP PEP e atuante na linha Ensino, leitura, literatura e sociedade, “participar do GEPPES tem sido desafiador e certamente tem me ajudado a desenvolver habilidades e novos olhares que contribuirão de forma significativa na minha vida acadêmica”. Também compondo a mesma linha de pesquisa está a aluna do curso de Pedagogia do IFSP PEP Aimê Pelegrine Santos, para ela “participar do grupo de pesquisa é muito enriquecedor, os temas abordados são importantes para refletir sobre a prática docente, em especial, sobre como trabalhar com leitura e literatura na sala de aula”.
Alunos do IFSP PEP interessados em participar do grupo de pesquisa podem contactar as líderes do grupo: as professoras Gislene Barbosa e Fernanda Souza. O próximo encontro de cada linha está agendado para 21 de junho.

Linha Ensino, leitura, literatura e sociedade na reunião de 24 de maio.

Linha de pesquisa Identidades, diferenças e lutas sociais na reunião do grupo em maio de 2023.