I Semana de Letras tem como tema “Produções e expressões linguísticas, literárias e culturais”

Palestras, oficinas e apresentações culturais discutiram temas relevantes associados à língua, à literatura e ao ensino

• Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 12h32
  • Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 15h44

Nos dias de 15 a 19 de maio, o Instituto Federal de São Paulo - Campus Presidente Epitácio promoveu a I Semana de Letras, com o tema “Produções e expressões linguísticas, literárias e culturais”.

A mesa de abertura foi composta pelo Diretor Geral, Dr. Alexandre Ataíde Carniato, que deu início aos trabalhos e as boas-vindas aos presentes; pelo coordenador do curso, Cleomar Pinheiro Sotta, que proferiu um discurso destacando um histórico da criação do curso e o papel do profissional de Letras; e por Natali dos Santos Braga Andrade, representante discente, que apresentou um depoimento de como é ser estudante de Letras.

Cartaz de divulgação    Mesa de abertura do evento

Ainda na noite de início (15), o professor Hélio Casemiro dos Santos Júnior proferiu a palestra “O ensino da língua inglesa na rede estadual paulista: experiências formativas”. O convidado tratou do currículo paulista, dos materiais disponibilizados aos professores da rede pública, da carreira docente estadual, entre outros aspectos.

Professor Hélio Casemiro dos Santos Júnior

A noite de terça-feira (16) começou com a apresentação cultural do medley Oceans/ What a beautiful name por Alex Siqueira, Gabriel de Souza e Giovanna Garbulha, estudantes do Curso Integrado de Informática.

Apresentação musical

Na sequência, a professora Cláudia Sabbag Ozawa Galindo ministrou a palestra “Poesia e Música: a palavra (em)cantada no feminino”, fazendo uma análise comparativa da representação da mulher nas obras literárias medievais e em músicas da MPB.

Professora Cláudia Galindo

A terceira noite do evento (17) começou com um plantio de árvore, regado ao som do saxofone do músico Antônio Augusto de C. Santos. Foi plantado um ipê roxo, uma vez que a cor lilás é símbolo dos cursos de Letras. O gesto também serviu como analogia entre o papel do professor e um jardineiro que planta uma árvore. Ambos plantam uma semente, acompanham sua germinação, seu desenvolvimento e confiam que produzirá belas flores, sombra e frutos.

Plantio de árvore ao som de saxofone

Em seguida, a palestra “Oralidade, letramento e ensino de língua portuguesa”, proferida pelo professor Irando Alves Martins Neto, discutiu a relação entre oralidade e escrita nas aulas de língua materna e destacou aspectos de letramento a partir de mensagens instantâneas e outras modalidades textuais.

Professor Irando Martins Neto

A oficina “Um processo de formação de leitores por meio da modalidade de leitura compartilhada – estratégias para compreender os contos”, ministrada pela professora Marli de Oliveira Geraldo, na noite de quinta-feira (18), apresentou as bases da leitura colaborativa, aplicando-as a um conto de Lygia Fagundes Telles.

Oficina de estratégia de leitura

Por fim, na noite de encerramento (19) houve a oficina “Produção de texto na sala de aula: de propostas contextualizadas à avaliação significativa”. O ministrante, professor Diego Durães Ferreira, expôs possibilidades de trabalho com produção de texto a partir da linguística textual e da análise do discurso. Além disso, demonstrou algumas possibilidades sistematizadas de avaliação das produções textuais dos estudantes.

Professor Diego Durães Ferreira

A presença dos alunos de Letras foi bastante expressiva. Segundo o coordenador do curso, as palestras tiveram um tom dialógico com os estudantes e as oficinas priorizaram a participação dos alunos. “Foram cinco noites, com atividades diversas, que ressaltaram diferentes aspectos de estudo da área: ensino de língua inglesa e de língua portuguesa, expressões literárias, formação de leitores, leitura e produção de texto, letramento, oralidade, entre outros temas”, destacou professor Cleomar Sotta.

Estudantes de Letras e Pedagogia na oficina de produção de texto

O evento foi um sucesso e proporcionou aos participantes aquisição de conhecimento e compartilhamento de saberes.

Professores do Curso de Letras com professor convidado

Acompanhe as Redes Sociais do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio