Estudantes de Letras participam da XIX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento contou com palestras, oficinas, comunicações e apresentações artísticas.

• Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 18h22
  • Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 17h58

Nos dias de 16 a 19 de novembro, os alunos de Licenciatura em Letras participaram da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e da Mostra Científica e Tecnológica organizada pelo IFSP – Campus Presidente Epitácio.

Uma das atividades de destaque foi a oficina “Dialogismo e textos midiáticos: leitura de memes na aula de Língua Portuguesa”, ministrada pela professora Me. Regiane Caldeira. Articulando teoria e prática, a palestrante apresentou o conceito de dialogismo, proposto pelo Círculo de Bakhtin, discutiu orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Paulista, no que tange ao trabalho com gêneros textuais, apresentou estratégias de utilização de memes para as aulas de Língua Portuguesa e ainda executou atividades práticas com os participantes.

Oficina “Dialogismo e textos midiáticos”, ministrada pela professora convidada Regiane Caldeira

Estudantes de Letras, orientadas pela professora Gislene Barbosa, marcaram presença nas sessões de comunicações científicas: Carla Paes de Camargo expôs o trabalho “Este livro comeu o meu cão: uma proposta de oficina para leitura literária”;  Marlene Maliko Maeda tratou de “A constituição das obras de literatura infantil: texto verbal, ilustrações, materialidade e paratextos” e Melissa Carolina Gimenes Trevisan discutiu “A presença de gêneros textuais nas provas de Língua Portuguesa do Enem”.

Trabalho “Este livro comeu o meu cão: uma proposta de oficina para leitura literária”

Trabalho: “A constituição das obras de literatura infantil: texto verbal, ilustrações, materialidade e paratextos”

Trabalho “A presença de gêneros textuais nas provas de Língua Portuguesa do Enem”

Além disso, os alunos puderam apreciar uma exposição do artista Josinaldo Ferreira Barbosa, morador de Presidente Epitácio, cujas telas já foram expostas no Brasil e no exterior e laureadas com variados prêmios direcionados às artes plásticas.

Professores Herlon Silva (à direita) e Elaine Sant’Anna, organizadores da exposição, com o artista Josinaldo Ferreira Barbosa (ao centro)

No encerramento do evento, em conjunto com representantes de outros cursos do campus, os graduandos protagonizaram declamações de poemas e apresentações musicais em um sarau trilíngue, com números em português, inglês e espanhol.

Declamação de poemas

O coordenador do curso de Letras, professor Cleomar Pinheiro Sotta, destacou que “eventos como esse são fundamentais para incentivar os estudantes à realização de investigações científicas, promover momentos de aprendizagem distintos do trabalho realizado em sala de aula e ainda fomentar as manifestações artísticas e culturais”.