Pesquisadores do INCT Tecnologia GNSS no Suporte à Navegação Aérea se reúnem no câmpus do IFSP/PEP

Nos dias 07 e 08 de Agosto de 2019, o IFSP Câmpus Presidente Epitácio recebeu a visita de membros do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) “Tecnologia GNSS no Suporte à Navegação Aérea (GNSS NavAer)”.

• Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 09h35
  • Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2019, 17h05

Estiveram presentes o Prof. Dr. João Francisco Galera Monico, e Rafael Silva Santos (FCT/UNESP – Presidente Prudente/SP), além do Dr. Alison de Oliveira Moraes (IAE/ITA – São José dos Campos/SP).

Na quarta-feira (07/08/2019), os visitantes estiveram reunidos com os professores e alunos de iniciação científica vinculados ao projeto. Na ocasião, os alunos Isabelle Ferreira Mateus (do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Gustavo Patara Onishi, Jonathan Almeida Rocha Santos e Marilena Oshima (do curso de Bacharelado em Ciência da Computação) apresentaram os resultados parciais de suas respectivas pesquisas em andamento. Os alunos são orientados pelos professores Dr. Bruno Cesar Vani e Dr. César Alberto da Silva, com colaboração de demais pesquisadores do INCT.

Palestra “Mercado Espacial, tendências e oportunidades”

No dia 08/08/2019, uma palestra foi ministrada pelo Dr. Alison de Oliveira Moraes, tendo como público-alvo os alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Engenharia Elétrica, além de professores e servidores técnico-administrativos do câmpus. O público estimado foi de cerca de cento e vinte pessoas. Os alunos Camilo Duarte Paiva Santana e João Vitor Montes Pinheiro, ambos do curso de Engenharia Elétrica, destacaram a importância deste tipo de atividade. Segundo João Pinheiro, “A palestra proporcionou a identificação de novas áreas de atuação para os futuros profissionais de Engenharia Elétrica”. Além disso, Camilo Santana destacou os “conhecimentos obtidos na área de satélites, além de aspectos relacionados ao mercado espacial e a sua importância para a economia brasileira”.

Sobre o INCT

O IFSP-PEP participa do INCT GNSS NavAer, o qual está inserido no contexto de monitoramento da atmosfera e aviação aérea, incluindo aspectos relacionados aos efeitos de flutuações (cintilações) nos sinais advindos de sistemas GNSS, tais como o GPS. O INCT possui ênfase em aplicações na navegação aérea com confiabilidade e segurança dentro do território brasileiro. A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP) coordena o projeto, que conta com a participação de outras instituições, tais como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Ressalta-se que o INCT é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - processo 465648/2014-2), pela FAPESP (processo 2017/01550-0) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mais informações sobre o INCT podem ser encontradas na página principal do projeto, disponível em http://inct-gnss-navaer.fct.unesp.br/pt/