Apresentação de trabalho experimental da disciplina de Química

Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 21h42 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 21h51

Estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio em apresentação da parte Experimental de Trabalho sobre Escala de pH e Indicadores Ácido-Base.

As estudantes apresentaram, inicialmente, a Escala de pH: uma escala numérica que permite identificar se um meio é ácido, básico ou neutro, além da intensidade de um ácido e/ou base analisados.

A maioria das soluções aquosas apresenta valor de pH no intervalo de 0 a 14. Valores abaixo de 7 indicam um meio ácido (quanto menor o valor, mais ácido) e valores acima de 7 indicam um meio básico ou alcalino (quanto maior o valor, mais básico). Um pH igual a 7 é indicativo de meio neutro.

Na sequência, o grupo investigou o caráter ácido ou básico materiais como sabão em pó, bicarbonato de sódio, detergente, álcool comercial, água sanitária, água, soda cáustica e vinagre (solução aquosa de ácido acético). Também foi acompanhada uma reação de neutralização ácido-base.

Uma das formas de se realizar esta verificação é por meio da utilização dos chamados Indicadores Ácido-Base: substâncias que adquirem uma coloração característica em função da acidez ou basicidade do meio em que se encontram.

Nos experimentos realizados pelo grupo, foram utilizados alguns dos indicadores mais conhecidos: fenolftaleína, azul de bromotimol, papel tornassol, além de suco extraído do repolho-roxo.