Curso de Pedagogia do IFSP de Presidente Epitácio promove reflexão sobre Cultura de Paz

• Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 16h39
  • Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 16h39
Seguem os relatos das professoras:

Professora Márcia Teani

Roda de conversa realizada em 25/03/2019:

No terceiro termo conversamos sobre o massacre de Suzano e pensamos nas armas metafóricas que são usadas para massacrar os estudantes. Foram levantadas situações de difamação muitas das vezes potencializadas por redes sociais. Essas difamações se baseavam em preconceitos e impactaram de forma muito traumática relações dentro de ambientes educacionais, ambientes de trabalho e o próprio espaço familiar. A maior parte desta situação envolveu a cobrança moral em cima das mulheres em uma cultura de desigualdade que pode ser chamada de machismo.

Professora Fernanda Cristina Souza

Roda de conversa realizada em 22/03/2019:

Com a turma do 1º Termo de Pedagogia realizamos uma roda de conversa tratando a temática, no contexto da disciplina de Políticas e Organização Educacional Brasileira. Problematizamos aspectos gerais que exercem impacto na acentuação da violência no cotidiano escolar, dentre eles, levantamos as seguintes questões: precarização das condições de acesso e permanência dos estudantes nas escolas de educação básica, o que é acentuado por políticas públicas que corroboram para a acentuação de práticas pedagógicas excludentes (tempo escolar rígido, concepções homogeneizadoras de pessoas, tal como de processos de ensino e aprendizagem), com pouca valorização da diversidade; ausência de políticas de valorização dos docentes, o que envolve salário, jornada, carreira e formação continuada, com vistas aos desafios da escola contemporânea; ausência de ações, no contexto das unidades escolares, com ênfase na participação coletiva de estudantes, docentes, funcionários e familiares contempladas nos Projetos Político-Pedagógicos.

O grupo de estudantes mostrou-se bastante sensibilizado com a discussões, considerando fundamental que o IFSP discuta questões como essas.

Professora Pricila Paixão

Roda de conversa realizada em 22/03/2019

Na aula de Fundamentos e Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa- Produção de Texto, na turma de Pedagogia do 5º terno, houve uma roda de conversa sobre o tema cultura de paz.

A roda começou de forma tímida e muito discreta, o tema abordado sobre Bullying, preconceitos, violências em geral, assédio e o Massacre de Suzano.

A participação dos alunos foi criando interação depois do vídeo produzido por Sandy Hook Promise, com o tema “Bullying e violência na escola” e algumas que levaram à reflexão sobre quem eram esses adolescentes? O que levou de fato a esse massacre e como um adolescente poderia ter tanto ódio do mundo e de si mesmo?

As colocações e relatos feitos pelos alunos questionaram o papel do professor e suas ações nas escolas e perante os alunos. Com suas experiências de vida, colocaram seus olhares de maneira sensível sobre os alunos com quem convivem e qual seria a melhor maneira de estarem atentos aos indicativos desses alunos.

Finalizamos com um poema da Aluna Amanda Vieira Dutra que pediu permissão aos colegas para fazer a leitura, já que o tema tratado mexeu muito com ela.