Alunos e servidores, participem da Avaliação Institucional e ajudem no desenvolvimento do IFSP

• Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 08h02
  • Última atualização em Quarta, 17 de Outubro de 2018, 08h02

O IFSP convida seus alunos e servidores a participarem, no período de 16 a 31 de outubro, da Avaliação Institucional 2018. Essa ferramenta permite à comunidade interna apontar o que precisa ser melhorado na Instituição.

Respondendo ao questionário elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSP, “a comunidade contribui para a indicação de itens relativos às políticas institucionais de ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura”, explica a presidente da CPA, Carmen Monteiro Fernandes. Esses itens citados na pesquisa devem ser pensados pelos professores, técnicos administrativos e gestores do IFSP. Carmen destaca que os resultados também garantem um melhor resultado nas avaliações externas feitas pelo INEP/MEC em relação aos cursos do IFSP e à própria Instituição.

Devem participar da pesquisa todos os alunos regularmente matriculados em cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnologias, todos os docentes (independentemente do curso) e todos os técnicos administrativos, de todos os câmpus da Instituição.

Todos os alunos e servidores aptos a participar da avaliação receberão, exclusivamente pelo e- mail institucional, o link e código de acesso à pesquisa. Portanto, é importante que todos acessem o e-mail institucional. Os alunos que ainda não tiverem o e-mail institucional (@aulo.ifsp.edu.br) podem criá-lo no Suap. Veja como criar um e-mail de aluno aqui

A Avaliação Institucional do IFSP 2018 estará disponível de 16 a 31 de outubro.

A avaliação

A Avaliação Institucional é um processo exigido pelo Ministério da Educação que indica sua abrangência em cinco eixos:

Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional;

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional;

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas;

Eixo 4 – Políticas de Gestão;

Eixo 5 – Infraestrutura Física.

Os dados, levantados por meio do questionário respondido por alunos, docentes e técnicos, são analisados e apresentados em um relatório anual que é encaminhado ao INEP e utilizado pelos avaliadores externos nos processos de credenciamento e recredenciamento de cursos e do próprio IFSP.

Para além da questão legal, a avaliação é um instrumento que permite aos gestores terem a visão dos avanços e dos problemas relativos a cada um dos câmpus e do IFSP como um todo, permitindo assim a tomada de decisões que possam tanto potencializar os pontos positivos como minimizar os aspectos negativos.