Grupo de Pesquisa GEPPES retoma suas atividades em março

Professores, servidores técnicos e alunos realizaram em 8 de março a primeira reunião do grupo de pesquisa em 2023 para alavancar a investigação acadêmica coletiva no campus.

• Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 17h53
  • Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 16h22

Sob a liderança das professoras doutoras Gislene Barbosa e Fernanda Souza, o grupo de pesquisa GEPPES – IFSP: Política, educação e sociedade retomou suas ações presenciais no campus em março de 2023.

A primeira reunião do ano aconteceu no dia 8 do referido mês e contou com a participação de docentes, servidores técnicos e alunos. O objetivo foi o de organizar as ações das linhas de pesquisa com uma proposta de estudos, projetos e publicações, compreendendo o triênio de 2023 a 2025.

Cadastrado no CNPq desde 2018 na área de Ciências Humanas – Educação, o GEPPES agrega pesquisadores e estudantes que produzem saberes nas linhas: 1. Ensino, leitura, literatura e sociedade; 2. Identidades, diferenças e lutas sociais; 3. Práticas educativas e formação docente.

O professor doutor Enio Freire de Paula é um dos docentes que colaborou com a criação do grupo em 2018. Ele acredita que a retomada das ações de pesquisa trará oportunidades aos professores e alunos dos cursos de licenciatura: “o GEPPES surgiu em 2018 como uma iniciativa de docentes que, embora estivessem individualmente vinculados a diversas áreas do conhecimento, partilhavam interesses comuns, em especial no campo das licenciaturas do IFSP. O complexo período pandêmico, trouxe inúmeras dificuldades para o desenvolvimento dos trabalhos. Por isso, acredito que nessa retomada, agora presencialmente, consigamos articular, desenvolver e ampliar as ações de pesquisa no IFSP- PEP”.

Ao longo do presente ano letivo, os membros do GEPPES, nas linhas de pesquisa, desenvolverão estudos constantes e encontros mensais a fim de construírem coletivamente projetos de pesquisa que impactarão a formação de professores, haja vista a vinculação do grupo aos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras.

Nos dizeres do professor doutor Leandro Guirro, “a formalização de um grupo de pesquisa é muito importante para a trajetória do IFSP-PEP, tendo em vista que possibilita mais interação entre professores e estudantes, além de potencializar e integralizar as discussões e problemáticas levantadas pelos cursos de licenciatura ofertados no campus”.

O GEPPES possibilita o encontro de diversos pesquisadores que atuam no campus do IFSP em Presidente Epitácio, além de articular o ensino, a pesquisa e a extensão. Dentre as ações previstas para o triênio estão projetos de ensino e eventos de extensão, que oportunizam aos licenciandos experiências diversas. Além dos graduandos, participam do grupo alunos do ensino médio integrado que realizam pesquisas de iniciação científica júnior.

A estudante de Pedagogia Raquel Almeida Soaris vê no grupo de pesquisa uma oportunidade de ampliar conhecimento e de fortalecer os estudos que realiza na graduação: “acredito que participar do grupo de pesquisa contribuirá de forma significativa na construção de minha criticidade, uma vez que me possibilitará adquirir mais conhecimentos por meio de diferentes perspectivas que dialogam com o curso de Pedagogia”.

Já a estudante de Letras Natali Santos Braga afirma tratar-se de um projeto de vida a participação no GEPPES: “é um prazer, para mim, ter a oportunidade de fazer parte do grupo de pesquisa. Tenho grandes expectativas e a total certeza de que será uma experiência incrível e enriquecedora para todos os envolvidos!”.