Alunos do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do IFSP-PEP realizam primeiro Projeto de Curricularização da Extensão

Música, declamação de poemas, leituras e debates em grupos fizeram parte das ações do Projeto da Curricularização da Extensão realizado no Colégio Leitão.

• Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 18h41
  • Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 17h57

Durante o mês de outubro, os alunos do primeiro termo do curso de Licenciatura em Letras - Habilitação Português/Inglês do Campus Presidente Epitácio desenvolveram o projeto de extensão Estudos de textos literários: construção do pensamento e formação crítico-reflexiva do leitor na Escola Estadual Professor Antônio de Carvalho Leitão.

Na organização curricular do curso optou-se pela integração das atividades de extensão como parte de componentes curriculares não específicos de extensão, nos quais a carga horária foi distribuída.

O primeiro semestre da Graduação em Letras iniciou em agosto deste ano e as disciplinas que integraram horas para a curricularização da extensão foram: Leitura e produção de textos e Psicologia da educação.

Sob a orientação das professoras dessas disciplinas, Maria Alzira de Souza Santos e Aletéia Eleuterio Alves Chevbotar, os alunos do primeiro termo do curso montaram o projeto em pauta, cujas ações, executadas no Colégio Leitão, consistiram em dois eventos –  um sarau literário e uma oficina de leitura – dirigidos a estudantes do terceiro ano do Ensino Médio; e uma prestação de serviço (uma palestra) para professores, sobretudo de Língua Portuguesa.

A experiência foi bem-sucedida conforme relataram alunos e docentes da escola parceira do projeto, os quais disseram que gostaram muito das atividades com música, declamação de poemas e debates em grupos; também destacaram a importância da palestra sobre temas trabalhados no Enem.

Os graduandos em Letras, que atuaram como protagonistas das ações, produziram relatórios os quais revelam a contribuição significativa do projeto em sua trajetória de formação docente.

Professores e graduandos em Letras do IFSP – PEP com os alunos e docentes da Escola Leitão

Atividades em grupos: integração entre os estudantes

Sarau e declamação de poemas

Professores e alunos em atividade na Oficina Literária