Palestra: Covid-19 - o brincar na pandemia

A palestra trata-se da apresentação de uma pesquisa sobre como as crianças estão vivenciando o período da pandemia em suas casas, em especial como estão realizando suas atividades cotidianas, que inclui a brincadeira.

• Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 10h06
  • Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 20h20

A presente palestra intitulada “Covid-19 - o brincar na pandemia” vinculada ao Projeto de Extensão “  O brincar, a brinquedoteca e a pandemia: reflexões e desafios para professores e famílias" a ser ministrada pela professora Mestre Narda Helena Jorosky.

Tem por objetivo trazer reflexões sobre o momento atual que estamos vivenciando em relação à pandemia Covid – 19 e a situação das crianças nesse processo, trazendo a escuta de suas vozes como principal fonte de análise. Para elucidar essa questão será trazido  um resgate inicial um breve resgate sobre a história da infância e os caminhos percorridos sobre as especificidades infantis e em seguida, uma discussão sobre a voz das crianças em período de isolamento social assim como a relevância da sensibilidade, da escuta e de reconhecer as crianças e suas especificidades nesse processo com ao atividade do brincar. Os dados analisados são referentes a uma pesquisa realizada por alunos do 7º termo do curso de Pedagogia da Unifio -Ourinhos por meio de entrevistas organizadas e gravadas com crianças de 7 a 11 anos em meio a pandemia.

Artigo completo em:  http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/covid-19-na-voz-das-criancas-impactos-e-desafiosnarda-helena-jorosky-e-flavia-cristina-oliveira-murbach-de-barros/