Página inicial > Publicações > NOTA INFORMATIVA 01/2018 publicada em 22 de março de 2018. Esclarece sobre Epidemia

• Publicado: Quinta, 22 de Março de 2018, 17h27
  • Última atualização em Quinta, 22 de Março de 2018, 17h27

O Diretor-Geral, em exercício, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Presidente Epitácio, Félix Hildinger, no uso de suas atribuições, vem por meio desta esclarecer junto a comunidade sobre as providências que estão sendo tomadas em relação a epidemia que vem acometendo os alunos do Instituto Federal, especialmente dos cursos técnicos integrado ao ensino médio, com sintomas de: vômitos, náuseas, dor de barriga e mal-estar.

A nutricionista do câmpus mobilizou ações para identificar e acompanhar os estudantes com os sintomas citados, além disto acionou os órgãos municipais cabíveis.

A Vigilância Sanitária foi notificada e após visita do órgão, com breve investigação, a hipótese mais suspeita é de virose. A possibilidade de intoxicação alimentar está sendo investigada, no entanto, muitos alunos que apresentam sintomas não ingeriram os mesmos alimentos, alguns, inclusive, nem ingeriram alimentos no câmpus. Mesmo assim, será feita análise microbiológica dos alimentos ofertados, bem como da água para descarte total da hipótese. Por isso orientamos o cuidado redobrado com a higiene pessoal (lavagem de mãos), o consumo de alimentos leves, que evitem ambientes fechados, o contato com pessoas contaminadas e que, no aparecimento dos sintomas, procurem o serviço médico.

Salientamos que os professores e a Diretoria Educacional encontram-se cientes deste acontecimento e que as ausências dos alunos nesses dias não irão comprometer o desempenho escolar. Reforçamos para que os alunos que apresentam algum dos sintomas acima permaneçam em repouso até melhora do quadro.

Todas as providências serão tomadas visando o bem-estar dos alunos.

Agradecemos o empenho da Santa Casa, da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica para que esse surto seja esclarecido.