Página inicial > Publicações > Semana da Consciência Negra – IFSP

Semana da Consciência Negra – IFSP

• Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 08h25
  • Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 08h25

Alunos, professores, funcionários e membros de projetos de extensão do IFSP envolveram-se nas atividades relacionadas ao mês da Consciência Negra no IFSP – campus Presidente Epitácio.

Discutir questões relacionadas à história, cultura, classe, raça, racismo e preconceito são elementos fundamentais para um trabalho de formação pautado na compreensão dos direitos humanos e respeito à diversidade.

Ao longo do trabalho, a comunidade do IFSP tomou contato com a história do Sr. Raimundo Gomes dos Santos, morador de Presidente Epitácio no período de 1931 a 1994, popularmente conhecido como “Chapéu de couro”, filho de angolanos, nascido em 1860, período em que, no Brasil, ainda predominava a escravidão da população negra.

Chapéu de couro” também dá nome a um movimento organizado no município de Presidente Epitácio, marcando a luta e resistência negra na região.

Como parte das atividades da semana, os estudantes do Ensino Médio participaram de debates a partir do slogan “#écoisadepreto”, com o objetivo de valorizar elementos da cultura negra, tal como, problematizar as marcas do discurso colonizador ainda presente nas práticas sociais contemporâneas e que, de alguma maneira, incitam ao preconceito e ao racismo.

O Ensino Médio também participou de uma oficina de Abayomis, que são bonecas que as mães africanas faziam para suas crianças nos navios negreiros. Além da confecção das bonecas, foi discutido o significado que elas representam: um símbolo de resistência, tradição e poder feminino.

Na turma da Pedagogia, os debates focaram “As lutas de mulheres negras e arte”, como o objetivo de discutir os aspectos relacionados à violência contra mulheres negras, ao mesmo tempo em que, a arte pode constituir-se em instrumento de luta contra o racismo. Ainda, foram problematizados os impactos das Leis 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial das redes de ensino no Brasil.

A temática também foi discutida na Semana da Biblioteca, parte do Projeto Cineteca, com a exibição do filme escolhido pelo público “12 anos de escravidão”.

O projeto “Comunidade criativa da orla do Rio Paraná: produzindo arte a partir da literatura”, estendeu o debate sobre a temática aos alunos e professores da Escola Estadual Antonio de Carvalho Leitão, no município de Presidente Epitácio.

A seguir, poesia elaborada pelo estudante de Pedagogia do IFSP – campus Presidente Epitácio e professor de Filosofia da rede estadual de ensino Eleandro Lopes Depieri, no contexto dos debates da Semana da Consciência Negra:

DIA DE LUTA

Ubuntu

Saravá

Vatapá

Coisa lá

Coisa cá

Candomblé

Umbanda

Quimbanda

Zumbi

Quilombos