Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > PROGRAMA DE EXTENSÃO DO IFSP DE PRESIDENTE EPITÁCIO REALIZA OFICINA DE PETIT GÂTEAU.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PROGRAMA DE EXTENSÃO DO IFSP DE PRESIDENTE EPITÁCIO REALIZA OFICINA DE PETIT GÂTEAU.

  • Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2017, 17h32
  • Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2017, 17h32

Você sabe fazer o famoso petit gâteau? A deliciosa sobremesa de origem francesa foi o tema da oficina realizada do  programa de extensão “Mundo Afora: Viajando Pela Diversidade Cultural” – IFSP, na tarde da  terça-feira (22/08).

O Petit Gâteau é um dos doces que atualmente mais chama atenção das pessoas e virou febre nos últimos anos. Trata-se de um pequeno bolinho, tradicionalmente de chocolate, que possui uma casca crocante, um recheio mole, cremoso e em consistência de calda, e normalmente vem acompanhado com um sorvete de creme.

A origem do Petit Gâteau, até hoje não existe uma definição exata. Existem duas versões, a Americana e a Francesa.

A versão americana conta que um Chef de Cozinha aqueceu demais o forno, e mesmo após o erro os clientes do restaurante adoraram.

A versão francesa conta que o Petit Gâteau foi criado por acaso pelo chef francês radicado em Nova Iorque Jean-Georges Vongerichten, ao errar na quantidade de farinha da massa.

A única certeza sobre a sua história, é que o Petit Gâteau nasceu através de um erro, seja ele de colocar pouca farinha ou deixar pouco tempo no forno e que ele se popularizou em Nova York na década de 1990, e chegou ao Brasil em 1996. Muito interessante o fato da receita que hoje é um sucesso e tão saborosa, nunca ter sido criada por alguém, e sim ter nascido de um erro de produção.

Os participantes aprenderam um pouco da técnica francesa de preparar o bolinho e puderam degustar essa deliciosa receita. “Foi muito legal, eu aprendi a receita e não tem segredo!  Vou ensinar para a minha família toda”, afirmou a participante.

O objetivo do Programa Mundo Afora, que é coordenado por servidores do IFSP de Presidente Epitácio e conta com o apoio de oito bolsistas, é promover o reconhecimento e o respeito à diversidade cultural, relacionando as influências culturais de outros países na constituição da identidade brasileira.

O Programa está promovendo diversas atividades como os cursos de espanhol, inglês, francês, japonês e libras. Por meio de parcerias, as atividades também estão sendo realizadas em escolas do município.

Para quem quiser acompanhar a agenda do Programa, acesse www.pep.ifsp.edu.br/extensao/

Receita de Petit Gâteau

registrado em:
Fim do conteúdo da página