Página inicial > Publicações > O PROGRAMA DE EXTENSÃO DO IFSP DE PRESIDENTE EPITÁCIO REALIZA OFICINA DE TAIKÔ

O PROGRAMA DE EXTENSÃO DO IFSP DE PRESIDENTE EPITÁCIO REALIZA OFICINA DE TAIKÔ

• Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 19h23
  • Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2017, 19h32

Na última sexta-feira, 11 de agosto, o programa de extensão “Mundo afora: viajando pela diversidade cultural” – IFSP realizou a oficina de taikô.  A Oficina foi ministrada pelos alunos do Grupo “Hyourinmaru” de Presidente Epitácio. O grupo de taikô, uma iniciativa da ACRE (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Presidente Epitácio), é coordenado pela professora Kathia Nogima.

O taikô é um instrumento de percussão, cuja superfície é feita com pele animal. O tambor pode ser tocado com as mãos ou com bati, uma espécie de baqueta. Instrumentos de taikô já foram usados em anúncios de guerras e cerimônias religiosas. Atualmente é um dos símbolos da cultura japonesa.

Na ocasião, os participantes puderam conferir as apresentações e também aprender a tocar alguns instrumentos. “É muito boa essa interação com a cultura japonesa. Gostei da sensação de tocar o taikô, é uma energia muito especial”, comentou um dos participantes da oficina com o instrumento milenar. “Vi a divulgação pelo site do IFSP e vim participar com meus amigos. Meu gosto pela cultura japonesa começou quando assistia os animes (desenhos japoneses) ainda na infância. Há alguns anos atrás também cheguei a fazer aulas da língua japonesa e foi uma ótima iniciativa do Programa “Mundo afora: viajando pela diversidade cultural” – IFSP mostrar sobre a cultura para aprendermos um pouco mais”, finalizou.

O objetivo do Programa Mundo Afora, que é coordenado por servidores do IFSP de Presidente Epitácio e conta com o apoio de oito bolsistas, é promover o reconhecimento e o respeito à diversidade cultural, relacionando as influências culturais de outros países na constituição da identidade brasileira.

O Programa está promovendo diversas atividades como os cursos de espanhol, inglês, francês, japonês e libras. Por meio de parcerias, as atividades também estão sendo realizadas em escolas do município.

Para quem quiser acompanhar a agenda do Programa, acesse www.pep.ifsp.edu.br/extensao/ .