Central de Imagens

Profuncionário

Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2015, 20h18 | Última atualização em Quarta, 02 de Dezembro de 2015, 20h18

O Profuncionário é um programa que visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício e com habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira. O Decreto nº 7415, de 30 de dezembro de 2010, institui a Política  Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica e dispõe sobre a formação inicial em  serviço dos funcionários da escola. Entre seus objetivos fundamentais está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, através do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico, proporcionados pelo Profuncionário.

A partir de 2008, o Profuncionário passou a contar com a participação dos Institutos Federais, que são responsáveis por:

a) Formar tutores e professores orientadores que atuarão na formação técnica, em nível médio, dos funcionários da educação pública;

b) Assessorar os sistemas de ensino nas atividades de divulgação e implantação do Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário).

Atualmente o IFSP – campus Presidente Epitácio – oferece o Curso Técnico em Secretaria Escolar para servidores municipais e estaduais da região.

Cada uma das habilitações do Profuncionário é composta por 16 módulos: seis da Formação Pedagógica e dez da Formação Específica. Um módulo equivale a 60 horas. Assim, tem-se 360 horas no eixo da Formação Pedagógica e 600 horas no eixo da Formação Específica, perfazendo um total de 960 horas. Essas 960 horas dos módulos somam-se a 300 horas no eixo da Prática Profissional Supervisionada (relacionadas com os estudos dos módulos), totalizando 1.260 horas de curso.

Para mais informações sobre o Profuncionário, clique aqui.

Para outras dúvidas, entre em contato!

Professor Kleber Manrique Trevisani
Coordenador – Polo de Presidente Epitácio
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.