3- Patrimônio Histórico

Patrimônio: é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo.

Fotos de Patrimônio Histórico de Presidente Epitácio

Capela Santo Estevão

f1

Desde 1932, Presidente Epitácio já tinha sua capela, inaugurada com a imagem de São Pedro, às margens da estrada de ferro, entre Epitácio e Caiuá.

No dia 7 de setembro de 1936 foi inaugurada a Capela Santo Estevão, na Colônia Arpad, por colonos vindos de diversos pontos da Europa: húngaros, romenos, tchecoslováquios, iusgoslavos, alemães, russos, italianos, portugueses e outras nacionalidades.

Parque Figueiral

f2

O parque abrange quase seis hectares, desde seu início, foi o local de lazer dos epitacianos e moradores de cidades vizinhas no feriados e finais de semana.

Com a construção da Usina Hidrelétrica “Sérgio Motta”, o Parque Figueiral foi inundado. Para substituí-lo foi construído um novo Parque Figueiral.

O novo Parque Figueiral fica na estrada vicinal que vai para o distrito do Campinal e fica a aproximadamente cinco quilômetros da cidade.

Navio Epitácio Pessoa

f3

Navio Epitácio Pessoa utilizado para passeio no Rio Paraná em Presidente Epitácio-SP

 

Ferrovia f4

A estação da Estrada de Ferro Sorocabana – EFS em Presidente Epitácio foi inaugurada no dia 1º de maio de 1922.

Chegaram a circular vagões para os mais diversos tipos de carga, tais como madeira, gado, cereais e passageiros, não deixando de contar com o vagão restaurante e o vagão leito.

No início dos anos 90 já estavam circulando apenas vagões graneleiros. Por um pequeno período voltou a trafegar vagões de passageiro, mas pouco tempo continuando interrompido até nos dias de hoje.

Cinema

f5

Antigo Cine Azenha em Presidente Epitácio – SP

Cine Azenha talvez tenha sido o maior ponto de sucesso da história social de Presidente Epitácio nos anos 60 e meados dos anos 70. O cinema era o mais importante veículo de comunicação do século XX e principal difusor da sétima arte. As salas de cinema também exibiam anúncios de publicidade e jornalismo de variedades antes da atração principal.

Igreja Matriz – Paróquia São Pedro

f6

Em 12 de setembro de 1960, foi criada pelo Bispo Dom José de Aquino Pereira a Paróquia São Pedro.

 

Cemitério

f7

O primeiro cemitério conhecido que a cidade teve, para atender ao Porto Tibiriçá, fica em terreno do DNIT/DNER, km 6,2 da avenida Juliano Ferraz Lima. Segundo relatos testemunhais, o mesmo começou a ser utilizado na década de 1910, sendo realizado o último sepultamento naquele local em 1935.

Cruzeiro de Presidente Epitácio

f8

Na década de 70, os devotos conduziram o madeiro da igreja matriz até seu destino final tento em pé sobre ele um padre comandando as orações.

Em 1972 foi erigido Cruzeiro de metal, com 20 metros de altura e braços com cinco metros cada um, na Praça do Cruzeiro, na quadra 15 da avenida Presidente Vargas

Santa Casa

 f9

Santa Casa de Presidente Epitácio-SP no ano de 1974.

Prédio vila Tibiriçá f10

 

Ponte

f11

A ponte Professor Maurício Joppert da Silva está localizada sobre o rio Paraná, na rodovia BR 34. A ponte recebeu este nome em homenagem ao político Maurício Joppert da Silva o qual comandou o Ministério dos Transportes.

EPITÁCIO: DA FRONTEIRA AO PÔR DO SOL

O PROJETO

HISTÓRIA DA CIDADE

—–> PATRIMÔNIO HISTÓRICO

CULTURA, SOCIEDADE E ECONOMIA