Epitácio: da Fronteira ao Pôr do Sol

A preservação e difusão da memória estabelece um vínculo entre presente e passado possibilitando que as diversas gerações entendam-se como agentes históricos uma vez que compreendem a própria paisagem onde vivem de uma maneira mais profunda. Desse entendimento resulta a importância do reconhecimento da localidade como elementos próprios de sua própria história, do espaço geográfico, das paisagens e das construções.

Partindo da premissa que só valorizamos aquilo que compreendemos o projeto de extensão “Epitácio: da fronteira ao por do sol” buscará traçar um perfil histórico-sociológico do patrimônio Cultural, Histórico e Natural da cidade e região de Presidente Epitácio, no intuito de ajudar a criar uma cultura que valorize a geografia, o povo e a história do município.

É necessário afirmar que o Patrimônio Cultural não pertence a um indivíduo em particular, mas a toda sociedade e, deste modo, o resgate consciente do passado faz com que a sociedade não perca sua identidade cultural e mantenha vivo o sentimento de pertencimento, neste caso sendo adequado à realidade local turística, permitindo que a valorização da memória social valorize a própria região impulsionando-a de modo turístico.

Ações:

1. Pesquisar fontes histórias sobre a formação do município nos museus da cidade, na internet e faculdades;
  2. Realizar entrevistas com idosos e moradores da cidade de longa data;
  3. Traçar um panorama sobre o futuro da cidade na opinião dos próprios moradores e personalidades locais;
  4. Confeccionar material didático-pedagógico sobre o patrimônio material e imaterial do município;
  5. Apresentar os resultados em aulas-palestras para o Ensino Fundamental II das quatro escolas estaduais do município.
  6. Apresentar os resultados em aulas-palestras no anfiteatro João Brilhante para interessados gerais.
  7. Criar um acervo imagético sobre o desenvolvimento municipal no Instituto Federal de Presidente Epitácio.

—–> EPITÁCIO: DA FRONTEIRA AO PÔR DO SOL

O PROJETO